CGI como alternativa para proprietários que vivem de renda.

20 de maio de 2022

    Crédito Empresarial . Crédito Imobiliário . Financiamento

Ter um imóvel próprio alugado e viver dessa renda é o sonho de muitos brasileiros. O que poucos sabem é que esse tipo de investimento não tem aprovação unânime entre os especialistas. Isto é, embora seja em si uma boa forma de aplicação de recursos, investir em um imóvel e alugá-lo pode ser algo senão arriscado, incerto.

Por exemplo, o índice de inadimplência no setor de aluguéis é relativamente expressivo (1,96% em 2021). Outra questão é que só há renda se o imóvel estiver alugado. Dessa forma, para que o investimento seja uma ação segura, é preciso dispor de um “plano b”. De preferência, de um plano que permita solucionar, da noite para o dia, os imprevistos financeiros aos quais todo proprietário de imóvel que vive de renda está sujeito.

Não à toa, muitos têm buscado soluções no mercado de crédito. O problema é que as opções disponíveis nem sempre são uma boa alternativa em termos de rentabilidade e flexibilidade. Por exemplo, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito fechou em 309% no ano passado, já o cheque especial, em 122%.

É então que muitos proprietários acabam se endividando não por conta do valor emprestado, mas por conta dos juros e das parcelas exorbitantes. Felizmente, o mercado de financiamentos é bastante dinâmico e volta e meia entra em cena uma alternativa mais vantajosa de crédito.

Entre essas novidades, uma merece destaque. O Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A estimativa do Banco Central é que essa modalidade chegue aos 500 bilhões em contratos nos próximos anos.

O CGI é uma excelente alternativa emergencial para os proprietários de imóveis, que têm encontrado nessa modalidade de crédito uma forma segura, flexível e rentável de crédito.

Trata-se de um tipo de crédito no qual se lista o imóvel como garantia de pagamento, o que aumenta consideravelmente as chances de aprovação. Concedido o crédito, o imóvel continua à disposição do cliente, que poderá alugá-lo ou morar nele. É justamente a garantia do imóvel o que possibilita condições de crédito com as melhores taxas do momento, em valores às vezes mais atrativos do que os de um crédito consignado.

O CGI é diferente de um financiamento, por exemplo, do financiamento imobiliário. Isso porque, ele libera recursos (até 60% do valor do imóvel listado) para o cliente usar da forma que bem entender: para cobrir o aluguel atrasado do inquilino ou mesmo para comprar outro imóvel, o que representa uma possibilidade de expansão de patrimônio para o proprietário.

Uma vez o crédito aprovado, o proprietário também pode investir em uma reforma para valorizar seu imóvel e aumentar o seu rendimento. Todos sabem que uma casa em boas condições tem chances de venda e locação muito maiores.

É por isso que o CGI tem se firmado como uma das alternativas emergenciais mais procuradas pelos proprietários de imóvel que vivem de renda. Se comparado às modalidades de crédito mais tradicionais, sem dúvida ele é a mais rápida, segura e vantajosa. Afinal, quem é que não quer aprovação do crédito ágil, liberdade para usar o dinheiro e ainda dispor das menores taxas de juros do mercado? Só o CGI da ADN oferece essas opções.

Uma das maiores especialistas do ramo, a ADN conta com um grupo de profissionais especializados em Crédito com Garantia de Imóvel, e com uma das taxas mais competitivas do mercado. Além de todas as vantagens já oferecidas pelo CGI, com a ADN você tem benefícios exclusivos, que somente uma empresa tradicional no ramo poderia oferecer.

Publicado por ADN Estratégias em Crédito

Veja também